A presidente anunciou programas que facilitarão o ingresso de jovens ao curso técnico
e possibilitarão o estudo no exterior
Em um pronunciamento realizado no dia 10 de março de 2011 (quinta-feira), a presidente da república Dilma Rousseff disse que ainda neste semestre será lançado o Pronatec – Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica – que visa incentivar jovens brasileiros a cursarem esse tipo de formação.
A exemplo do ProUni (Programa Universidade para Todos), para concorrer à bolsa, parcial ou integral, os estudantes deverão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Assim, por meio de seus resultados poderão se matricular nas instituições de ensino técnico associadas ao programa, que inclusive, podem ser unidades federais. O Pronatec 2011 previu inscrições para o mês de julho.
Já num outro pronunciamento, que aconteceu no dia 30 de abril, sábado, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Dilma prometeu levar estudantes à capacitação no exterior e afirmou que o governo federal está preocupado com a especialização dos trabalhadores brasileiros.
A intenção é lançar até o fim de seu mandato 75 mil bolsas de estudos no exterior. O Programa Nacional de Ensino Técnico e Capacitação Profissional é baseado no mecanismo de outros países, enviar estudantes ao exterior, e tem como objetivo trazer futuros cientistas para o Brasil. Serão priorizadas bolsas para a área de ciências exatas. Dilma ainda pediu o apoio do setor privado para que o número de oportunidades chegue a 100 mil.
Fontes:
Tomara que isso acnteça de verdade ...
ResponderExcluirEstamos cansados de promessa!!!